domingo, 3 de fevereiro de 2008

Eskindô, Eskindô!

Todos juntos agora, cantando:

Paz, carnaval, futebol
Não mata, não engorda e não faz mal
Carnaval, futebol
Se joga para cima e vira sol

Carnaval, futebol
Não mata, não engorda e não faz mal
Carnaval, futebol
Se joga para cima e vira sol

Vai vai vai fica aqui meu avião
Vem vem vem que o Brasil não tem vulcão
Vai vai vai suba aqui na minha moto
Vem vem vem aqui não tem terremoto

Eu canto,
Paz, carnaval, futebol
Não mata, não engorda e não faz mal
Carnaval, futebol
Se joga para cima e vira sol

Vai vai vai fica aqui meu avião
Vem vem vem que o Brasil não tem vulcão
Vai vai vai suba aqui na minha moto
Vem vem vem aqui não tem terremoto

Temporal de calor,
Tome um sorvete,
O tempo é bom para o amor
No pólo sul tem vento frio
Pra namorar,vem todo mundo atrás do trio

Beija docinho,
Que estou doidinho,
Pra te molhar a boca,
Insolação
Febre e paixão
Dei férias ao meu coração

Eu canto,
Paz, carnaval, futebol
Não mata, não engorda e não faz mal
Carnaval, futebol
Se joga para cima e vira sol

Temporal de calor,
Tome um sorvete,
O tempo é bom para o amor
No pólo sul tem vento frio
Pra namorar,vem todo mundo atrás do trio

Beija docinho,
Que estou doidinho,
Pra te molhar a boca,
Insolação
Febre e paixão
Dei férias ao meu coração

Eu canto,
Paz, carnaval, futebol
Não mata, não engorda e não faz mal
Carnaval, futebol
Se joga para cima e vira sol (2x)

Vai vai vai fica aqui meu avião
Vem vem vem o Brasil não tem vulcão
Vai vai vai suba aqui na minha moto
Vem vem vem aqui não tem terremoto

Vai carnaval!

Vi a pouco, houve um acidente com as arquibancadas da avenida Domingos Olímpio, onde desfilam as escolas de samba e maracatus da minha cidade, Fortaleza. Óbvio, toda a estrutura é improvisada, montada às pressas, usa tábuas de madeira de aparência ruim. É um tragédia, mas anunciada, e dessa vez, com a anuência do Corpo de Bombeiros, que pela primeira vez, vistoriou e aprovou a construção.
Por tudo isso me recuso a chamar o que houve de acidente. O que parece obra do Tinhoso é que momentos antes da arquibancada cair a secretária de cultura de cidade, Fátima Mesquita dava uma entrevista a TV O POVO. O Cramulhão mostrou requintes ainda maiores de malícia pois a secretária respondia uma reclamação dos jornalistas sobre o atraso de duas horas para o início do desfile, defendendo que a desorganização já era uma tradição do Carnaval da cidade e que devemos relaxar e relevar tudo, afinal é uma festa!
Outro canal, a TV DIÁRIO, deu um flash ao vivo do local, mostrou a confusão, desespero das pessoas. No final da inserção soltaram a vinheta colorida com o pandeiro "Carnaaaaaaaval no Nordeste, é na TV DIÁRIO". Voltou para a programação normal, Ênio Carlos, um animador de auditório (talvez o mais detestável tipo na televisão, e esse está entre os piores), entrou sorridente chamando um grupo de pagode.
Essa leniência incrustrada no caráter do brasileiro me intriga. Mais de uma vez conversando com amigos cariocas, eles sempre tentavam contornar a questão da degradação do Rio de Janeiro como os clichês: o Rio é lindo, ou não importa o que aconteça, nada mancha aquele paraíso. Enquanto pensam assim mais e mais a cidade afunda.
Antes que me esqueça, futebol mata sim! Não menciono as torcidas organizadas, pois essas resvalam na criminalidade, não se esperando outra coisa, mas assinatos com aval de clubes, federações, e governo. Foi o caso do estádio da Fonte Nova, na Bahia, terra da banda que canta a musica acima. Morreram sete pessoas com a queda do anel superior do estádio, durante uma partida oficial da 2ª divisão. Nesse mesmo estádio havia um pedido do Ministério Público para interdição devido às suas condições deploráveis , mas foi cassado.
Na 3ª estrofe dessa Insolaração no Coração (nome da canção, cantada pelo Babado Novo), diz que no Brasil não tem vulcão, é verdade, e também não tem paz. Basta ler o relatório anual da Human Rights Watch. É minha dica de leitura deste carnaval.
ESKINDÔ, ESKINDÔ
VAI CARNAVAL!

Nenhum comentário: